quinta-feira, 31 de julho de 2014

A Bateria - História, peças e baquetas

A BATERIA
    
    É um instrumento de percussão, constituídos por várias peças (tambores e pratos) de timbres e tamanhos diferentes, tocados por uma só pessoa.
    A palavra "bateria" refere-se a um conjunto de instrumentos de percussão de uma orquestra (ou de uma escola de samba, por exemplo) tocados por várias pessoas. Com base nisso, foi atribuído o mesmo nome ao conjunto de instrumento tocado por uma só pessoa, a BATERIA.

HISTÓRIA
    Inspirada nos tambores africanos, a bateria surgiu com a invenção do pedal de bumbo e do tripé de sustentação da caixa, pois com isso tornou-se possível agrupar várias peças em um único instrumento. Isso foi nos Estados Unidos, em meados de 1900. Naquela época, usava-se bumbo, caixa, ton-ton e prato. O chimbal só foi introduzido a bateria por volta de 1930.
    Naquela época, a bateria tinha pouca posição de destaque, o máximo que podia fazer era marcar o tempo! Essa concepção só foi mudada, graças a um baterista chamado Gene Krupa, que inovou a forma de se tocar bateria.

PEÇAS DA BATERIA
    A bateria é um instrumento modular, podendo conter vários tambores e pratos, além de outros acessórios (agogô, carrilhão, etc). Recomenda-se ao iniciante, uma bateria somente com as peças básicas. Abaixo temos uma figura de uma bateria, com o respectivo nome de cada peça.



 A bateria é basicamente composta por pratos (ataque, chimbal e condução) e por tambores (caixa, ton 1, ton 2, surdo e bumbo).
    Existem ainda outros tipos de pratos e tambores, mas geralmente se tratam de acessórios.


AS BAQUETAS

   
São aqueles dois "pauzinhos" que utilizamos para tocar bateria. Elas são as principais ferramentas do baterista. Quando tocamos, as baquetas são como se fosse nossas próprias mãos, ou seja, ela será uma continuação dos braços.
    Existem vários tipos de baquetas, variando em seu tamanho, peso, espessura. Cada tipo geralmente é indicado a um determinado estilo musical. Mas os tipos de baquetas também podem ser escolhidos, levando em conta o gosto pessoal.
        
    Os dois tipos de baquetas mais utilizados são os modelos 5A e 5B.
    As baquetas modelo 5A são as mais utilizadas, não são nem pesadas nem leves. São muitos indicados para iniciantes, e a estilos musicais não muito pesado (pop, rock, country, samba, reggae, etc).
    Já o modelo 5B é um pouco mais pesado. São indicados para práticas de exercícios técnicos e a estilos de música um pouco mais pesada (hard-rock, heavy-metal, etc).
    As baquetas podem ter pontas de nylon ou ponta de madeira. As baquetas com ponta de nylon tem um som mais brilhante, agudo". Já a baquetas com ponto de madeira tem um som mais "macio, aveludado", principalmente quando tocamos nos pratos. A escolha é uma questão de gosto, leva-se em conta também, o fato das baquetas com ponta de nylon durarem mais, além de conservar o instrumento.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Contra-Baixo

Conhecendo seu instrumento




Há vários tipos de contra-baixo: Acústicos, elétricos, de 4, 5, 6, 7 ou 8 cordas e ainda com características únicas como é o caso do fretless (sem trastes). O baixo elétrico de 4 cordas é sem dúvida o mais acessível e que a grande maioria de vocês, que estão lendo essa coluna agora, tem. Nesse texto nós vamos compreender a parte física do baixo. Conhecer seu instrumento é muito importante, ainda mais se daqui em diante ele virar seu companheiro de várias horas diárias! Os componentes que irei citar e explicar agora são dos baixos elétricos:

O nosso baixo é basicamente constituído pelo Corpo, braço e mão.

-Corpo: É no corpo do baixo que ficam localizados os "BOTÕES" (que ajustam o volume ou o controle de graves/agudos) os "CAPTADORES" (são ímãs responsáveis de capturar o som das vibrações das cordas e enviá-las para seu amplificador) e a "PONTE" (local onde se fixam as extremidades das cordas). É dentro do corpo do baixo que se encontra toda a parte elétrica do instrumento. O corpo é o principal responsável pelo peso do baixo. Geralmente instrumentos de fabricação antiga possuem um peso muito grande gerando desconforto na hora de tocar.

-Mão: Onde se prendem as outras extremidades das cordas. É na mão que se encontram as "TARRACHAS" para a afinação do instrumento.

-Braço: O que liga o corpo à mão. Deve ser feito com uma madeira de alta qualidade, pois qualquer desvio (empeno) gera problemas no som. É no braço que se encontram as "CASAS" (que devem ser digitadas com a mão esquerda - no caso de pessoas destras). Cada casa representa uma nota musical (veremos isso mais adiante). As casas são separadas pelos "TRASTES" (pequenas faixa de metal). Existem baixos com apenas 19 casas, outros com até 24. Essa diferença de números de casas interfere no comprimento do braço. Baixos de 4 cordas geralmente possuem braços não muito largos, o que não interfere muito na digitação das casas, mas baixo de 5 ou 6 cordas apresentam braços largos o que necessita muito mais técnica para serem tocados.

Quanto aos tipos de cordas existem: RoundWound (é o tipo mais comum, com aqueles anéis as deixando ásperas), as FlatWounds (são lisas e são recomendadas para baixos do tipo fretless) e as HalfWounds (que são lisas por baixo e ásperas por cima - Isso para não danificar o braço do baixo - esse tipo não é muito comum).

Quanto a espessura: tem cordas de 0.35mm (recomendadas para baixistas de pegada leve, geralmente esse tipo de corda ou ainda mais finas com apenas 0.32mm são para baixos de 6 cordas), tem cordas de 0.40mm (que são recomendadas para baixistas que tenham um pegada média e são versáteis variando em todos os estilos) e também cordas de 0.45mm (cordas grossas e resistentes recomendadas para baixistas de pegada pesada que usam palheta ou slaps).

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Algumas dicas para uma boa voz

• Procure cantar sempre em pé, com postura ereta. Evite roupas apertadas.

• Postura ereta, neste caso, não significa rigidez, mas sim, prontidão. Prontidão à respostas imediatas do organismo, exigidas para uma boa vocalização.

• Relaxe a musculatura do corpo, principalmente a do tronco. • Através de exercícios técnicos, um aquecimento vocal é sempre fundamental antes de cada apresentação.

• Após a apresentação, faça repouso vocal. 



• No canto, a hidratação da mucosa é de fundamental importância. Procure tomar pelo menos dois litros de água por dia.

• Procure ter ciência do que vai cantar. Isso evitará frustrações por medo, timidez, ansiedade, etc.. No caso de uma melodia nova, procure estudar o texto em "off ", (sem acompanhamento), isso lhe trará maior segurança posterior.

• Com o microfone, é muito importante ouvir sua própria voz, one. Se sentir que o acompanhamento está lhe incomodando, não hesite em pedir para aumentar o volume, ou pedir para abaixar a "cozinha", (acompanhamento).

• Aprenda a reconhecer sua voz, novos timbres, tessituras ( tons graves, médios e agudos), partes ressonantes da máscara facial. É importante você monitorar sua voz, constantemente.

• Procure não comer em excesso momentos antes das aulas, e beba água sem gelo durante o aprendizado.

• Atenção às comidas super-condimentadas e gordurosas. Não fazem bem para a mucosa e prejudicam o sistema respiratório.

• É relevante o hábito de exercícios de relaxamento, procurando evitar uma apresentação sob tensão e esforço.

• Não é bem vista a auto-medicação via nasal. Procure antes um especialista.

• Abomine o uso de bebidas alcoólicas, drogas e fumo, dando ênfase especial à maconha, cuja aspiração provoca super-aquecimento no complexo vocal, tornando a voz mais grave.

• Não exagere na ingestão de bebidas quentes em excesso, (chá, café, chocolate, etc..).

• Cuidado com mudanças bruscas de temperatura, seja por ingestão de líquidos ou fatores climáticos. Fuja do contato próximo a ares-condicionados e ventiladores. Se não for possível, aumente a ingestão de água à temperatura ambiente.

• Nada de esforços vocais desnecessários, como gritar e falar alto. Evite falar demais ao telefone.

• Ao falar, não force sua tessitura vocal (tons agudos ou graves). Fale no seu tom normal de voz. Por falar nisso, exija de seu professor para acompanhar no seu tom de voz mais adequado. Ele que se vire se cair em bemóis ou sustenidos, (teclas pretas).

• Mantenha a concentração durante as aulas. Lembre-se de que sua voz é um instrumento que toca através do seu metabolismo, do seu espírito, da sua alma. 



• Esqueça os problemas extra-aula. Certifique-se de que você necessita de total relaxamento e concentração durante esse período.

• Procure, pelo menos uma vez ao ano, visitar um otorrino para uma avaliação médica.

• Alimentos pesados antes de dormir irritam as pregas vocais. • Dormir bem é de fundamental importância.

• Não cante estressado.

• É extremamente prejudicial cantar exaustivamente em ambientes de muito barulho, ou sem tratamento acústico adequado.

• Evite cantar se não estiver bem de saúde.

• Até hoje, não ficou cientificamente provado o uso de sprays, gengibre, conhaque, pastilhas, alho na manteiga, cebola crua, limão com mel, rapadura do Egito, e outras misturas milagrosas, como prevenção aos distúrbios vocais. Respeito a opinião de colegas, mas na minha ótica, é tudo uma questão de auto-sugestão, ou seja, se você por na cabeça que essas poções lhe farão bem, vá em frente, mas deixe seu clínico geral de sobreaviso.

• Adquira seu próprio microfone. Uma questão de higiene e identificação.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Katy Perry - Dark Horse (Cantado em 20 Estilos) Ten Second Songs


Meu nome é Anthony Vincent e eu sou a voz de dez segundos canções, canções personalizadas feitas em qualquer estilo. WWW.TENSECONDSONGS.COM. Certifique-se de que gostar e se inscrever em meu canal para ver / ouvir um pouco de música mais incrível de mim!
Aqui está o "Dark Horse", em 20 estilos diferentes.


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Dica de Bateria - Potencializando o Aro da Caixa.


Dica de bateria do nosso professor de bateria Nando Medeiros.
Como potencializar o som do aro da sua caixa! 
Dicas assim são fundamentais pra quem quer tocar pra valer, e ter um bom professor faz todo diferencial!
Aulas com o Nando aqui no Instituto musical Danilo Menezes. Contato pelos números 3064-1130 ou 9122-0507



segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bruno Sutter tira sarro de goleada com música do Iron Maiden


Após a goleada histórica da Alemanha em cima do Brasil, na última terça-feira (8), surgiram as mais variadas piadas na internet sobre o fracasso da seleção brasileira no campeonato.

Agora, foi a vez do cantor e humorista Bruno Sutter, o Detonator, entrar na brincadeira e tirar sarro da eliminação do Brasil do mundial.

Sempre bem humorado, Sutter fez uma versão de “Seventh Son Of Seventh Son”, do Iron Maiden, intitulada “Seventh Goal Of Seventh Goal”, para “homenagear” os sete gols da seleção alemã.

Dê o play e confira o resultado:


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Justin Bieber é condenado a trabalho comunitário, condicional e multa


O cantor Justin Bieber foi considerado culpado pela acusação de cometer vandalismo contra a casa de um vizinho na cidade de Calabasas, na Califórnia. O episódio que trouxe mais um prejuízo para Bieber aconteceu em janeiro deste ano. Câmeras de segurança mostraram o cantor comemorando com amigos e jogando ovos na casa do vizinho.

Nesta quinta-feira (10), a justiça norte-americana sentenciou o pop star a dois anos de liberdade condicional e prestação de serviços à comunidade. Como parte de sua pena, o astro terá que apagar grafites e recolher lixo das ruas. O artista também teve que se comprometer a frequentar sessões de terapia, para controlar a raiva, além de pagar mais de US$ 80 mil ao vizinho pelos danos resultantes do vandalismo.

Representado por seu advogado, não contestou acusação.