2. Ele saiu da escola e se alistou no exército em maio de 1959, tornando-se um membro da 101ª Divisão Airborne ‘The Screaming Eagles’ em Fort Campbell, Kentucky, como pára-quedista. Felizmente para os fãs da música, menos de um ano depois, ele recebeu alta médica depois de quebrar um tornozelo em seu vigésimo sexto salto de paraquedas.
3. Seu pai incentivou seus talentos musicais, comprando seu primeiro violão quando tinha quinze anos de idade e o colocando no caminho da sua futura vocação. Um ano depois, Al comprou sua primeira guitarra elétrica, uma Supro Ozark 1560S.
4. Jimi trabalhou como guitarrista de estúdio sob o nome de Jimmy James. Até o final de 1965, ele havia tocado com diversas bandas, incluindo Ike e Tina Turner, Sam Cooke, The Isley Brothers e Little Richard. Seus shows com Little Richard enfrentaram algumas controvérsias devido aos trajes chamativos de Jimi - Richard achou que nada deveria desviar a atenção de uma estrela e então Jimi saiu e formou o Jimmy James and the Blue Flames.
8. Ele chamava a sua música de “electric church” (igreja elétrica), porque ele acreditava que a música era a sua religião. Sua crença é posta em prática no Experience Music Project em Seatle, onde um quarto é chamado simplesmente de Sky Church, um grande salão inspirado pelo conceito de um lugar onde as pessoas de todas as idades, interesses e classes poderiam se reunir para curtir a música de Jimi.
10. Hendrix e Miles Davis iniciaram uma amizade que se acreditava ser cheia de "questões pessoais" até os últimos dias de Jimi. No entanto, Davis concordou em uma sessão de estúdio mediante um adiantamento de US$ 50.000, mas a dupla dos sonhos nunca chegou a ser concretizada. Especialistas acreditam que Jimi se tornou a inspiração final para Miles em renunciar às estruturas padrões do jazz, como é testemunhado em registros como "Bitches Brew" e "On The Corner".
11. Jimi morreu no dia 18 de setembro de 1970. As horas que antecederam a sua morte prematura estão sujeitas a inúmeras teorias da conspiração devido às declarações confusas de sua parceira na época, Monika Dannemann. Uma alemã de vinte e cinco anos de idade, uma patinadora do gelo que ele mal conheceu, o post-mortem revelou que ele tinha vomitado em seu sono e sufocado até a morte devido à uma overdose de comprimidos para dormir, que pertenciam a Monika. Em busca de uma noite inteira de sono, Jimi perguntou para Monika sobre alguns de seus poderosos sedativos alemães, o Vesparax. Desconhecendo a dosagem que era de meio comprimido, Jimi tomou nove. Sua mistura imprudente de álcool e drogas se tornou tão comum no ano anterior que suas namoradas acordavam com os sons ofegantes de Hendrix, precisando limpar sua garganta. Infelizmente não houve um salvamento às pressas, e aos vinte e sete anos, ele morreu, a apenas seis de completar o quarto aniversário de sua chegada a Londres.
12. Sua atuação icônica de "Star Spangled Banner" (hino nacional dos Estados Unidos) no Woodstock, em 1969, não foi um símbolo de orgulho nacional, mas sim uma crítica aos ataques contínuos dos Estados Unidos ao Vietnã. Segundos antes de subir ao palco, Jimi debateu se devia ou não executar o hino com seu empresário Mike Jeffrey, temendo um motim. Jimi ignorou suas preocupações, decidindo com todo mundo assistindo, que não haveria palco melhor para mostrar seu desgosto e desprezo com a guerra e suas repercussões, do que com um desempenho que se tornou parte integrante da história americana.