Entrevista com o Guitarrista Cacá Barros, vencedor do concurso Eagle Experience 2011, Cacá tem um projeto solo onde apresenta canções instrumentais, toca com os cantores Bob Jonathan, Caio Fabio, e tem uma banda de rock chamada Livestone, além de realizar workshops e masterclasses.
Instituto: Para começarmos bem, vai a primeira pergunta - Como foi sua iniciação a musica? Como Estudava?
Comecei no violão com 9 anos, meu pai me ensinou os primeiros acordes e depois fiz um ano de aula particular.
Instituto: Qual a sua maior influencia musical?
Difícil classificar uma só, pois ao longo do tempo isso vai mudando de acordo com o que você está ouvindo/estudando, mas vou deixar algumas bandas e músicos que sempre curti: Banda Resgate, Oficina G3, Lincoln Brewster, Stryper, Avenged Sevenfold, Dream Theater e Joe Satriani.
Instituto: Qual seu atual trabalho?
Sou músico, vivo de aulas, gravações, shows e workshops.
Instituto: Quais equipamentos tem usado nos seus trabalhos?
Guitarras Eagle (STX 775, STM 771 e Telecaster), pedais Morley Dragon Wah GL2, Digitech Whammy Fuhrmann (Dual High Gain, Super Metal Drive 2, Tube Drive, Phaser 2, Smooth Tremolo, Envelope Filter, Equalizer e Analog Echo), Cabos Tecniforte e Correias Ibox. Uso cordas 0.10 e minhas guitarras são reguladas pelo luthier Clodoaldo Piraja. Ah, também uso meu violão Hofma HMP 350.
Instituto: Como foi participar de concursos de guitarra?
Foram ótimas experiências que sempre me trouxeram um bom retorno, independente do resultado. O maior concurso que participei foi o Eagle XP 2011 no qual tive a honra de sair vencedor.
Instituto: Como você vê o mercado do ensino de musica online?
Pra mim tem funcionado muito bem, e vejo cada vez mais os colegas de profissão aderindo a esse tipo de ensino. É muito prático e até melhor que o presencial, pois o aluno não tem custos adicionais com transporte e tempo, além da flexibilidade de horários ser bem maior.
Instituto: Deixe uma mensagem aos nossos alunos do instituto musical Danilo Menezes.
Estudem música pensando na música, e não apenas na guitarra. A maioria dos guitarristas encaram um playback ou um espaço pra fazer solo como uma oportunidade de exibir tudo o que sabem fazer de uma vez, não sejam assim! É muito importante entender que a guitarra é apenas mais um instrumento que vai agregar à música como um todo, ou seja, no fim das contas tudo tem que soar como algo em harmonia e união, ok? Outra dica importante: caprichem nas caretas e na performance ao vivo, é isso o que conquista as gatinhas (risos) ;)
Instituto: Cacá Barros Agradecemos pela entrevista e desejamos sucesso em sua carreira Profissional e vida pessoal. Nos mantenha informados sobre seus projetos e novidades. Deus abençoe. Equipe Instituto Musical Danilo Menezes.
Agradeço pela oportunidade, tamo junto sempre, Deus abençoe!