segunda-feira, 28 de julho de 2014

Contra-Baixo

Conhecendo seu instrumento




Há vários tipos de contra-baixo: Acústicos, elétricos, de 4, 5, 6, 7 ou 8 cordas e ainda com características únicas como é o caso do fretless (sem trastes). O baixo elétrico de 4 cordas é sem dúvida o mais acessível e que a grande maioria de vocês, que estão lendo essa coluna agora, tem. Nesse texto nós vamos compreender a parte física do baixo. Conhecer seu instrumento é muito importante, ainda mais se daqui em diante ele virar seu companheiro de várias horas diárias! Os componentes que irei citar e explicar agora são dos baixos elétricos:

O nosso baixo é basicamente constituído pelo Corpo, braço e mão.

-Corpo: É no corpo do baixo que ficam localizados os "BOTÕES" (que ajustam o volume ou o controle de graves/agudos) os "CAPTADORES" (são ímãs responsáveis de capturar o som das vibrações das cordas e enviá-las para seu amplificador) e a "PONTE" (local onde se fixam as extremidades das cordas). É dentro do corpo do baixo que se encontra toda a parte elétrica do instrumento. O corpo é o principal responsável pelo peso do baixo. Geralmente instrumentos de fabricação antiga possuem um peso muito grande gerando desconforto na hora de tocar.

-Mão: Onde se prendem as outras extremidades das cordas. É na mão que se encontram as "TARRACHAS" para a afinação do instrumento.

-Braço: O que liga o corpo à mão. Deve ser feito com uma madeira de alta qualidade, pois qualquer desvio (empeno) gera problemas no som. É no braço que se encontram as "CASAS" (que devem ser digitadas com a mão esquerda - no caso de pessoas destras). Cada casa representa uma nota musical (veremos isso mais adiante). As casas são separadas pelos "TRASTES" (pequenas faixa de metal). Existem baixos com apenas 19 casas, outros com até 24. Essa diferença de números de casas interfere no comprimento do braço. Baixos de 4 cordas geralmente possuem braços não muito largos, o que não interfere muito na digitação das casas, mas baixo de 5 ou 6 cordas apresentam braços largos o que necessita muito mais técnica para serem tocados.

Quanto aos tipos de cordas existem: RoundWound (é o tipo mais comum, com aqueles anéis as deixando ásperas), as FlatWounds (são lisas e são recomendadas para baixos do tipo fretless) e as HalfWounds (que são lisas por baixo e ásperas por cima - Isso para não danificar o braço do baixo - esse tipo não é muito comum).

Quanto a espessura: tem cordas de 0.35mm (recomendadas para baixistas de pegada leve, geralmente esse tipo de corda ou ainda mais finas com apenas 0.32mm são para baixos de 6 cordas), tem cordas de 0.40mm (que são recomendadas para baixistas que tenham um pegada média e são versáteis variando em todos os estilos) e também cordas de 0.45mm (cordas grossas e resistentes recomendadas para baixistas de pegada pesada que usam palheta ou slaps).