Jon Gomm teve seu primeiro contato com instrumentos de cordas ao receber um ukulele de seus pais aos 2 anos de idade. Realizou sua primeira composição com 6 anos. Aos 12 anos estava acompanhando seu pai, um crítico musical em apresentações na sua cidade natal Blackpool. Durante a sua infância teve contato com lendas do Blues, pois sua casa servia de hospedagem para artistas em turnê, como por exemplo BB King e Jack Bruce. Na adolescência tocava guitarra baseando nos grandes sucessos do [[rock n´roll].
Após o término do colégio Jon Gomm declinou uma vaga para estudar a língua inglesa na Universidade de Oxford e optou por realizar estudos em violão no The Guitar Institute (hoje em dia parte do Institute of Contemporary Music Performance3 em Londres. Neste período manteve-se financeiramente realizando apresentações em bares, atuando com músico de estúdio e tocando música country em um clube. Posteriormente mudou-se para o condado deYorkshire na cidade deLeeds para realizar estudos em Jazz no Leeds College of Music.
Em janeiro de 2012 o vídeo da música “Passionflower” tornou-se viral ao atingir mais de 2 milhões de visualizações (em dezembro de 2013 o vídeo possuia mais de 5 milhoões de visualizações) Em virtude deste vídeo Jon Gomm obteve exposição em programas de TV na Inglaterra, Portugal, Holanda.
Jon Gomm mantêm-se como um artista independente, realizando suas gravações com base em seu próprio selo. Seu álbum de estréia “Hypertension” (2003) vendeu 50.000 cópias e seu segundo álbum “Don´t panic” (2009) esgotou após três dias de vendas na Amazon. Em novembro de 2013 realizou o lançamento de seu terceiro album “Secrets Nobody Keeps”. Jon realiza turnê em tempo integral desde 2004 tendo realizado apresentações na Europa, EUA, Canada e China.