sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dicas Para Bateristas


DISCIPLINA Pequenas mudanças para um progresso substancial


O baterista Benny Greb sugere que alguns ajustes menores nos seus hábitos – e talvez uma mudança de atitude em ralação à prática – pode resultar em inesperados e grandes benefícios em seu modo de tocar.




A MENTALIDADE

Quando você ouve a palavra disciplina, provavelmente os cabelos de sua nuca ficam eriçados. A disciplina adquiriu má reputação, principalmente porque a palavra tem sido mal usada. O real significado da palavra “disciplina” é focar sua mente em algo que você realmente queira fazer, e fazer o que for necessário para alcança-lo. A partir daí, o que se percebe é que a disciplina não é o oposto de “liberdade” – a disciplina é liberdade. É a mais poderosa ferramenta para se conseguir algo que se deseja. Se olhar seu objetivo como um destino, então a disciplina se tornará um mapa para que você, eventualmente, chegue lá.
A disciplina é um jogo totalmente diferente quando usada para algo que você estima muito. Acho que foi Nietzsche que certa vez disse: “ Quando você tem um sólido ‘porquê’, o ‘como’ se torna fácil”. Apresento aqui alguns pensamentos que envolvem o “como”.

1. FREQUÊNCIA 

Um fator determinante quando falamos em disciplina é o quão constantemente você se envolve nas atividades necessárias para que chegue ao destino desejado. Quando mais constantemente fizer essas coisas, as montanhas que tem de escalar se tornarão cada vez menores, e você seguirá adiante com mais rapidez.
Além disso, à medida que avança, você ganha ímpeto e energia. É mais fácil se manter em movimento e seguir em frente quando faz algo diariamente, ou pelo menos regularmente. Estudos têm mostrado que qualquer coisa que fizermos consistentemente por dez dias tendem a ser tornar um padrão.
Tudo o que fizermos regularmente por um período de nove meses se tornará tão parte de nós que se tornará um hábito, parecido com um vício – teríamos de lutar para nos livrar daquilo. Então, por que não tornar um hábito o aprendizado constante e melhorar naquilo que amamos fazer?

2. PEQUENAS MUDANÇAS, ENORMES DIFERENÇAS

Até as menores mudanças podem ter um grande impacto em seu caminho, e mais ainda se você as pôr em prática com frequência suficiente. Se já atirou com arco e flecha ou jogou golfe, sabe que uma mudança de apenas um milímetro pode significar o erro do alvo. O acúmulo desses milímetros, dia a dia, eventualmente faz com que a flecha ou a bola se projete muitos metros fora do alvo, indo parar no mato em algum lugar. É a mesma coisa em seu dia a dia, em suas rotinas práticas. Uma pessoa comum assiste a mais de cinco horas de TV por dia. E se você assistir 30 minutos a menos por dia e acordar 30 minutos antes? Isso vai lhe dar mais uma hora por dia para se desenvolver no instrumento. Isso significa sete horas por semana, 30 horas por mês e 365 horas por ano! Imagine então se você deixar de assistir à TV por menos uma hora e acordar uma hora antes? Daqui a cinco anos, o que será mais importante e que fará mais diferença para você: ter assistido mais à TV, ou ter desenvolvido bem suas habilidades no instrumento? Acho que sei sua resposta.

3. O DESAFIO

De início, investigue de onde vem sua noção de disciplina e, caso seja necessário, mude sua atitude em relação a ela. Então analise honestamente sua rotina semanal e identifique atividades que não servem em relação aos objetos que você procura. Finalmente, decida reduzir essas atividades – ou livre-se delas completamente – e as substitua por outras de mais valor, com maior frequência.
Tente estas sugestões como se sua maneira de tocar, como um todo, dependesse disso – porque ela realmente depende.


Redigido por Nando Medeiros 



Fonte: Revista Modern Drummer, maio de 2014, n° 138, páginas 50 e 51.